ENFIN
................
Escrevo agora um post que deveria ter sido colocado há uns dias atrás, mas por motivos de tempo (durante o dia os ditos são sempre mais breves) e de logística (às vezes acho que este aparelho funciona a carvão...) só posso agora abordar o tema, na sequência de um programa espanhol que passou na SIC Notícias sobre os movimentos anti-globalização. O que se pode depreender deste tipo de programas é que a maior parte das pessoas fervelhantes adeptas, o são na realidade dada a sua condição politica e não por uma verdadeira lógica racional explicativa. Não me sai da memória a opinão de um entrevistado "Se não gostas de ficar em casa a ver Big Brothers, Operações Triunfo, Noites Marcianas e programas sobre a vida dos ricos e famosos, então aderes a este tipo de acções que até dá para ajudar o mundo!" - palavras para quê?
Não se trata já de uma integração de uma acção moral na politica, mas sim da tentativa de transpor uma ideologia para a acção quotidiana. O simplismo redutor das afirmações arrepiam qualquer alma que tenha dois dedos de cabeça e pelo menos um neurónio (digo sempre isto dada a minha condição uni-neuronial). Chego a crer que de tanto serem anti tudo, e se calhar por isso mesmo, são incapazes de ter uma visão mais abrangente (sim porque em quase todos os assuntos mencionados como anti-globalização a realidade é que acabam sempre por tratar o anti-americanismo).
Se acho justo o mundo à minha volta como ele se apresenta? Não, não acho. Mas daí a ter certezas conceptuais de como TODOS deveriam actuar, puff! ainda vai um pouco.
Bem, por motivos de força maior, vou ter agora de me ausentar. Em breve voltaremos ao assunto.
Sem comentários:
Enviar um comentário